Power BI: o que é, quais são as vantagens e como implementar

O Power BI é um dos queridinhos dos gestores quando o assunto é análise de dados, especialmente financeiros. Mas isso realmente tem uma razão de ser: essa ferramenta de Business Intelligence da Microsoft, quando usada estrategicamente, pode trazer resultados realmente impressionantes tanto no planejamento quanto no operacional.

Pensando nisso, preparamos um texto sobre o Ms Power BI, explicando para que serve e quais são as vantagens, além de dar dicas de como usá-lo na empresa. Vale lembrar que nós usamos o Office 365 internamente, portanto temos expertise para falar do assunto. Quer saber mais? Vem comigo!

O que é Power BI?

 

O Power BI é a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft. Basicamente, o serviço sincroniza fontes de dados, mesmo quando elas não são relacionadas. A principal função da ferramenta é a criação de diferentes formas de visualizar os dados. Você consegue selecionar de maneira dinâmica, mudando o cenário a partir da seleção.

Para isso, são utilizadas métricas e indicadores dentro de dashboards, os chamados painéis de gerenciamento. Qualquer pessoa pode organizar os dados para analisar informações e ter insights valiosos sobre o panorama da empresa. Assim, a tomada de decisão também é orientada com base em um diagnóstico preciso da situação em pauta.

Quais são as vantagens do Power BI?

 

Primeira grande vantagem do Power BI: custo-benefício! O baixo custo e o acesso a outras ferramentas em conjunto com o Office 365 tornam o Power BI um tanto quanto atrativo pela quantidade de funções e possibilidades de integração. A automatização também é um destaque, afinal, o agrupamento de dados é dinâmico.

Além disso, a infraestrutura inteira fica na nuvem com o selo de segurança Microsoft. Os painéis e dashboards são totalmente personalizáveis, com um self-service para análises específicas. Por fim, mas não menos importante, temos o stream analytics, que permite a análise dos dados em tempo real.

Como usar o Microsoft Power BI para empresas?

 

A automação é um diferencial competitivo ainda nos dias de hoje. Mesmo com a tecnologia, muitas empresas ainda não conseguem utilizar a automatização de forma integrada, ou seja, não é possível conectar a empresa e seus recursos como um todo por meio das ferramentas tecnológicas. A boa notícia é que o Office 365 possibilita essa realidade. Veja a seguir como!

Definição de objetivos

 

O primeiro passo para usar o Power BI da Microsoft na empresa é definir para quais finalidades a gestão precisa dele. Assim, você consegue pensar a base de dados da melhor maneira possível, reunindo os bancos que são realmente relevantes.

Quais são os setores da empresa que demandam maior atenção e precisam mais do uso da ferramenta? Analise as especificidades de cada caso e informe para a equipe responsável pela implementação. Assim, todo o processo será facilitado.

Implementação do Power BI

 

Definidos os objetivos, vamos para a parte que é mais complicada para a maioria das empresas: a implementação do Power BI. Você pode ter todos os recursos a ser dispor, mas isso não adianta muito se você não souber como usá-los.

A nossa orientação é contar com uma consultoria para fazer a modelagem de dados. A partir do momento que as informações são organizadas e demonstradas, a empresa obtém painéis bem estruturados que podem ser editados posteriormente.

Organizar as informações, excluir colunas desnecessárias, inserir novas colunas, unificar tabelas, criar tabelas novas… tudo isso faz parte do uso da ferramenta e, claro, a equipe precisa saber como fazer tudo isso, o que nos leva ao próximo tópico!

Treinamento da equipe

 

Uma das etapas mais importantes da consolidação do Power BI nas empresas é a capacitação da equipe. Além de se preocupar em garantir que o seu time tenha familiaridade com tecnologias diversas, é interessante eleger funções para se aprofundar no uso de ferramentas específicas, como o Power BI.

Como dissemos, a integração é um dos superpoderes do Microsoft Power BI. Mas vamos avisando: não é para todo mundo! Você tem que saber como usar estrategicamente. Se você quer descobrir como gerenciar essa ferramenta de um jeito realmente diferenciado e eficaz, veja o vídeo do Carlos Pires Consultor sobre o Trio Power da Microsoft!

Assine a Newsletter